Passaremos por problemas durante a vida, mas a Bíblia nos lembra que Deus nos dará a paz, a sabedoria e a força para superar todas as situações que enfrentaremos, porque Ele já superou tudo por nós.
Isso não significa que não podemos ficar tristes, o próprio Jesus teve momentos de tristeza: “Jesus chorou” (João 11:35).
A morte de Lázaro mostrou a glória de Deus. Mas Jesus, apesar de saber que Lázaro viveria novamente, Ele chorou. Jesus estava triste e Sua emoção e dor nos lembram que é aceitável que todos sintamos tristeza, decepção e lamentamos as perdas da vida.
Mesmo como seguidores de Cristo, coisas acontecerão que nos deixarão tristes e frustrados, e não há problema em ter essa gama de emoções. Mas, como Jesus, podemos encontrar o caminho através de Deus e manter nossa confiança Nele.
Ter Deus em nossa vida não significa que tudo que acontecera sera bom, mas com Ele podemos crescer em sabedoria, compaixão e fé.
Podemos experimentar a paz sabendo que, quando algo acontece, Deus entende e nos guia fielmente e nos fornece o que precisamos perseverar. Deus tem bons planos para cada um de nós, não para nos prejudicar, mas para nos dar esperança e um futuro que vale a pena esperar (ler: Jeremias 29:11).
Por fim, sabemos que o plano de Deus inclui mais do que poderíamos esperar, perguntar ou imaginar (ler: Efésios 3:20).
É bom discernir a compreensão mais profunda das coisas pelas quais passamos. Pode ser útil olhar para trás e perceber que o que passamos tinha um propósito, ou nos ensinou algo, ou que o bem veio Dele.
O que a Bíblia nos ensina é que temos livre arbítrio para fazer nossas escolhas, mas nossas escolhas nunca atrapalharão os planos de Deus para a humanidade. O mal nunca frustrará a boa e perfeita vontade de Deus.
Seja o que for que enfrentamos na vida, Deus sabe, e Ele entende nossa gama de emoções e respostas. Ele está sempre conosco e nos ama incondicionalmente. Seu amor ajuda no nosso crescimento como cristão.