Os dons do Espírito Santo
Não há maior necessidade que temos como cristãos do que receber o dom do Espírito Santo. É pelo Espírito Santo que somos capazes de viver enquanto desejamos viver e somos capazes de superar o poder do pecado, da culpa e do medo dentro de nós.
Portanto, a necessidade primária, elementar e mais fundamental das pessoas culpadas é o dom do Espírito Santo. Assim, quando Jesus começou a tomar o nosso lugar, imediatamente lhe foi dado o dom do Espírito Santo.
“Quando Jesus saiu da água, viu o céu sendo rasgado e o Espírito desceu sobre ele como uma pomba.” Marcos 1:10
Esta não é a primeira vez que Jesus teve o Espírito. Está registrado em João Batista que ele foi cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. E certamente se isso era verdade para João, também era verdade para Jesus.
Ele viveu pelo Espírito naqueles anos calmos em Nazaré. Ele se submeteu a seus pais, cresceu em uma carpintaria e aprendeu o ofício. E através daqueles dias sem intercorrências, Jesus viveu pelo poder do Espírito em Sua vida.
Então, o que está acontecendo agora, quando o Espírito vem sobre Ele como uma pomba? A resposta é que Ele recebe uma nova manifestação do Espírito, especialmente em termos de poder.
Para usar a linguagem das Escrituras, Jesus foi ungido pelo Espírito neste ponto. Nos tempos do Antigo Testamento, reis e sacerdotes eram ungidos derramando óleo sobre suas cabeças, comprometendo-os com a função e o cargo em que deviam servir.
Esta é a imagem do que está ocorrendo agora na vida de Jesus. Ele está sendo ungido por Deus através do Espírito com poder – poder para atender às demandas do ministério sobre o qual está prestes a iniciar.
Não pense nisso como algo distante de nós. Todas essas coisas que aconteceram com Jesus podem acontecer e, de fato, devem acontecer conosco. Essa é a essência desse ensinamento.
Ele estava tomando o nosso lugar; portanto, o que aconteceu com ele deve acontecer conosco. É por isso que Jesus, ao lado de Seus discípulos após a ressurreição, disse-lhes: Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você (Atos 1: 8). O Espírito de Deus deve vir sobre nós.
Isso não é para que possamos realizar atos dramáticos, mas para que possamos ter uma nova qualidade de vida, bonita e sem resistência, mas tranquila e gentil.
Esse é o poder que Jesus está descrevendo – o poder do amor, é claro – o amor que pode ser derrotado, espancado e morto, e ainda pode ressuscitar até que vença o dia – o incrível amor que Jesus liberou.
“Senhor, encha-me com o Espírito Santo. Que o Espírito se manifeste através de mim o poder do amor.”