Aprendendo através de exemplos
“Jesus viu a fé deles” Marcos 2: 5a
A coisa óbvia que Marcos ressalta para nós aqui é a fé determinada desses cinco homens. Eles são um incentivo para que exercitemos esse tipo de fé. Existem três aspectos notáveis aqui.
Esses homens ousaram fazer o difícil. É aí que a fé sempre se manifesta. Não foi fácil levar esse homem ao Senhor. Eles tiveram que carregá-lo, talvez a uma grande distância, pelas ruas da cidade.
Quando encontraram a porta bloqueada, tiveram que carregá-lo por uma escada externa até o telhado. Não sabemos o quão pesado ele era, mas não é fácil carregar um homem adulto por um lance de escada.
No entanto, esses homens conseguiram essa tarefa difícil. Eles ousaram fazer o difícil. Que ilustração isso nos dá de levar as pessoas a Cristo!
Então, observe que eles ousaram fazer o não-ortodoxo. Eles não estavam limitados pelo fato de que não era de todo costumeiro quebrar um telhado.
Quando descobriram que a porta estava bloqueada, eles não se sentaram, como provavelmente teríamos feito, e nomearam um comitê para pesquisar as várias maneiras de chegar a Jesus.
Não, eles apenas fizeram o que era necessário e arriscaram a desaprovação não apenas do dono da casa, mas também de todas as pessoas, interrompendo a reunião para levar seu amigo a Jesus.
O mais notável é que Jesus nunca os repreendeu. Ele nunca faz. Nunca há um incidente registrado em que Jesus ficou tenso ou perturbado com a interrupção de alguém com a intenção de receber algo dele e pressioná-lo, apesar da desaprovação das pessoas ao seu redor.
Esses homens ousaram fazer o não-ortodoxo.
Finalmente, eles ousaram fazer o mais difícil. Alguém teve que pagar por esse teto. Imagine o rosto do dono, sentado ali aos pés de Jesus, quando ele ouve isso arranhando o telhado. Ele olha para cima e, para sua surpresa, os azulejos começam a se mover.
Então a luz do dia aparece e de repente ele tem um grande buraco no telhado! Não sei quais eram seus pensamentos. Ele provavelmente se perguntou se a política de seu proprietário cobriria isso.
Ou talvez ele estivesse mentalmente acrescentando a conta para apresentar a esses homens. Mas alguém teve que pagar a conta, alguém consertou o telhado e certamente era um, se não todos, desses homens.
Eles ousaram fazer o caro. Isso é fé! Eles colocaram em risco – a um custo para si mesmos. Que testemunho disso é necessário para levar as pessoas a Cristo!
“Senhor, conceda-me a fé para seguir caminhos difíceis, pouco ortodoxos e até dispendiosos para trazer homens e mulheres a você, o único verdadeiro curador de mágoas.”