Deus criou os seres humanos com livre arbítrio. O livre arbítrio é o motivo pelo qual Adão e Eva puderam ser enganados pela serpente no Jardim do Éden.
Deus não nos criou para sermos seres sem mente que fazem tudo o que Ele quer que façamos. Em vez disso, Ele nos criou com livre arbítrio para tomar decisões, escolher o caminho que seguimos na vida e se damos nossas vidas a Ele.
Deus também permite as consequências de nossas escolhas. Desde que fomos criados com livre arbítrio, isso significa que temos a liberdade de fazer coisas ruins boas e ruins.
A Bíblia nos adverte que, embora sejamos livres para fazer todas qualquer coisa, devemos ser sábios para não usar nossa liberdade para o mal.
“Tenho o direito de fazer qualquer coisa”, você diz, mas nem tudo é benéfico. “Tenho o direito de fazer qualquer coisa”, mas nem tudo é construtivo “(1 Coríntios 10:23).
A liberdade é um presente maravilhoso que Deus nos deu. Nós escolhemos acreditar Nele, segui-Lo e ter um relacionamento com Ele. Deus não nos criou como fantoches ou robôs, Ele nos criou para ter uma mente, um coração e uma vontade.
Mas isso significa que também temos a liberdade de fazer com que coisas ruins aconteçam. Deus não faz com que coisas más aconteçam, mas nós, como seres humanos, temos a opção de usar nosso livre arbítrio para o mal ou para o bem.
A promessa em que podemos confiar é que Deus está conosco em todas as circunstâncias.
Isaías 41:10 diz: “Não temas, porque estou contigo; não se assuste, porque eu sou seu Deus; Eu te fortalecerei, te ajudarei, te sustentarei com a minha justa mão direita ”.Isso não significa que não teremos problemas.
“Eu te disse essas coisas, para que em mim você tenha paz. Neste mundo tereis aflições. Mas animem-se! Eu venci o mundo ”(João 16:33).
Quando Jesus andou nesta terra, Ele não ignorou a dura realidade do sofrimento. Que conforto e esperança encontramos nas palavras que Ele deixou conosco. Deus não está entorpecido com a nossa dor, Ele reconhece nossas provações e nos assegura que Ele nos dá paz para superar as tempestades.