“Ele não podia fazer nenhum milagre lá, exceto impor as mãos sobre algumas pessoas doentes e curá-las. E ele ficou surpreso com a falta de fé deles. Então Jesus foi ensinando de vila em vila.” Marcos 6: 5-6
Podemos reunir o significado de toda essa conta em apenas algumas palavras: visão limitada significam vidas limitadas.
Ou seja, se a sua visão da vida é tão estreita e insana, murcha e encolhida a ponto de incluir nada além do que você pode ver, sentir, provar, cheirar, ouvir e raciocinar, sua vida será terrivelmente privada e atingida pela pobreza.
Foi assim em Nazaré. Jesus esteve em Nazaré no ano anterior. Eles tentaram matá-Lo naquela ocasião porque Ele não faria o que eles queriam. Agora Ele volta e ensina na sinagoga, e eles ficam surpresos.
Eles fazem as perguntas certas: onde esse homem conseguiu tudo isso? Qual é a sabedoria dada a ele? Que obras poderosas são realizadas por Suas mãos!
Jesus apontou para eles que isso é característico da natureza humana decaída. Não havia reconhecimento de Seu valor, nem honra concedida a Ele em Sua própria cidade natal.
E, como resultado, não houve um trabalho poderoso feito lá. Ele respondeu aos poucos que tinham fé, mas não havia nada que a cidade pudesse se gabar.
E não é surpreendente que, ao longo de todos esses séculos, embora Nazaré nunca tenha sido esquecida como a cidade em que Jesus cresceu, ainda hoje é considerada na Palestina com algum sentimento de vergonha! Eles perderam a grande oportunidade.
O que tudo isso está dizendo – todo esse relato da cura da mulher, da criação da filha de Jairo e da recepção dada a ele pelo povo de Nazaré? Diz-nos hoje: Erga os olhos e olhe além do visível para as realidades de Deus.
Viva em todas as dimensões da vida, como Deus pretendia que a vida fosse. A vida nunca pode ser explicada inteiramente em termos do natural. Ficamos empobrecidos e desesperados se tudo de que precisamos depender é de nossos recursos naturais, poder natural.
Mas Deus é rico em graça, rico em poder, rico em força interior e simpatia, e Seu clamor por nós é: não seja mais incrédulo, mas acredite e tenha fé de que estou trabalhando, e enriquecerei sua vida além do que você pode imaginar ou enxergar.
“Ensina-me, Senhor, a responder com o toque da fé – não a multidão de admiração, mas o toque da fé – a esse Abençoado que, agora em nosso meio, está pronto para atender nossa necessidade.”
Aplicação da vida
Estamos respondendo com fé a nossa mudança de vida quando encontramos o Jesus vivo nas páginas das Escrituras? Nossa visão de vida está sendo expandida por Sua presença em nossa vida?