Como Jesus fala conosco através da Sua Palavra
“Com muitas parábolas semelhantes, Jesus falou a palavra para eles, tanto quanto eles puderam entender.” Marcos 4:33
Este versículo apresenta uma grande regra de revelação: Deus apenas revela o quanto nós podemos entender. Jesus ensina as pessoas apenas como elas podem aguentar.
Esta é a regra sobre a qual Deus trabalha conosco. Ele não nos mostra tudo de uma vez. Se Ele o fizesse, ficaríamos confusos.
Um homem que participou de um seminário de pastores realizado na Igreja Bíblica da Península era um grande homem. Ele estava absorvendo tudo o que lhe fora dado, e na nossa reunião de encerramento foi divertido vê-lo.
Ele era como uma criança ao redor de uma árvore de Natal, tão excitado por tudo que descobrira que estava apenas brilhando, abraçando todos que conhecia.
Ele me disse: Oh, isso tem sido tão bom! Eu gostaria de ir para casa, pegar minha Bíblia, entrar nela e descobrir muito mais disso. Então ele se deteve e disse: Mas suponho que se o fizesse, isso me mataria! Eu simplesmente não aguentaria.
E ele estava certo; ele não poderia ter lidado com isso. Teria sido demais. E Deus sabe disso e não mostra mais do que você é capaz de lidar.
Essa é a glória e a maravilha das Escrituras. Eles são reunidos de uma maneira tão surpreendente que é preciso que a Palavra e o Espírito entendam a Bíblia.
Você pode ler a Palavra e, se não estiver preparado para ela e aberto a ela, essas palavras não lhe dirão nada. Mas se você estiver aberto, aprenderá algo com ela.
Da próxima vez que puder voltar, leia as mesmas palavras e aprenda algo mais. Cada vez que você aprenderá algo mais. Nunca deixe de refrescar seu espírito e instruir sua mente, além de abrir e expandir sua capacidade de receber de Deus. É assim que Deus nos ensina a verdade – como somos capazes de suportar.
E isso também é verdade de Sua revelação para nós sobre nós mesmos. Uma das coisas sobre as Escrituras é que ela mostra quem você é e quem tem sido o tempo todo.
Deus é misericordioso conosco dessa maneira. Ele não apenas arranca o véu, e de repente você vê toda a coisa horrível. Se Ele o fizesse, seríamos aniquilados. Mas Ele levanta pouco a pouco.
Você teme e treme e diz: É assim que eu tenho sido? Você está horrorizado com a maneira como tem tratado as pessoas e pensa: Graças a Deus acabou! Na semana seguinte, ele levanta um pouco mais.
Você teme e treme, passa por isso novamente e diz: Finalmente chegamos ao fim! Então Deus a eleva o suficiente para você ver mais e você é exterminado novamente.
Mas você lida com isso pouco a pouco. Porque, juntamente com a revelação de si mesmo, Ele também revela a Si mesmo e Sua adequação para lidar com suas inadequações.
Não é maravilhoso que Ele nos entenda e lide conosco dessa maneira? Se Ele revelasse as glórias do céu para nós de repente, todos nós estaríamos correndo para pular no oceano, para chegar lá o mais rápido possível. Mas Ele levanta o véu apenas um pouco de cada vez, como somos capazes de suportá-lo.
“Abra meus olhos, pai, para que eu possa ver vislumbres da verdade que você tem para mim. Ajude-me a entender o que leio e a procurar o que não entendo.”