“Jesus se retirou com seus discípulos para o lago, e uma grande multidão da Galileia o seguiu. Quando ouviram tudo o que ele estava fazendo, muitas pessoas vieram a ele da Judeia, Jerusalém, Idumea e das regiões do outro lado do Jordão e ao redor de Tiro e Sidom.” Marcos 3: 7-8
Temos dificuldade em entender o tamanho dessa multidão. Não eram apenas algumas pessoas, ou mesmo alguns milhares. Havia literalmente dezenas de milhares de pessoas, sem dúvida, nessa multidão.
Eles vieram de todo o país e além. Eles vieram de todas as cidades para ouvir esse incrível profeta que ressuscitou na Galileia e estava dizendo coisas tão surpreendentes.
Você pode ver como Marcos enfatiza a multidão em toda a divisão. No versículo 20, ele diz, e novamente uma multidão se reuniu, para que ele e seus discípulos nem pudessem comer.
Então, no versículo 32: uma multidão estava sentada ao seu redor. E no capítulo 4, versículo 1: Jesus novamente começou a ensinar à beira do lago. A multidão que se reunia ao seu redor era tão grande que ele entrou em um barco e sentou-se no lago.
E então, no versículo 36, Marcos diz: Deixando a multidão, eles atravessaram o outro lado do lago . No capítulo 5, versículo 21: Quando Jesus cruzou novamente de barco para o outro lado do lago, uma grande multidão se reuniu ao seu redor enquanto ele estava à beira do lago.
E no versículo 24: Uma grande multidão seguiu e pressionou em torno dele. Portanto, este é o período em que Jesus é pressionado pelas grandes massas de pessoas, o período de Sua maior popularidade.
Para muitos, essa tem sido a medida do sucesso de Jesus, como seria frequentemente avaliar uma pessoa de sucesso hoje.
Qualquer pessoa que consiga alcançar uma grande multidão é considerada um sucesso. Hoje chamamos essas pessoas de estrelas – existem atores, atletas, cantores, políticos – várias pessoas que alcançaram o que em nossos dias é uma marca de sucesso.
Não é de admirar que o título de um dos musicais mais populares de hoje seja Jesus Cristo, Superstar. Foi ele quem atraiu todas essas grandes multidões das cidades de Seus dias.
Mas, ao ler esse relato, você vê que a intenção de Marcos é destacar a fraqueza da popularidade; a inutilidade vazia e oca de ser popular; e quanto dano e popularidade de perigo produzido no ministério de nosso Senhor.
Uma das piores coisas que podem acontecer conosco, como esse relato deixa claro, é envolver-se em um movimento popular. Forças falsas surgem disso. Esse é o objetivo principal desta seção.
As ênfases errôneas surgem facilmente – e atitudes errôneas surgem prontamente em um movimento popular. A popularidade, portanto, deve ser observada com cuidado.
E quando um movimento é popular, como o cristianismo é popular em muitos lugares hoje em dia, devemos ter cuidado para estar ouvindo a voz e o Espírito de Deus.
“Pai, obrigado pela verdade como é em Jesus. Ajuda-me a ter cuidado com os perigos da popularidade.”