O ato de perdoar as falhas do outro não é fácil na maioria das vezes. Não importa o quanto estamos dispostos a alcançar esse ponto emocional, nem sempre é fácil. Mas muito dessa dificuldade esta na má compreensão do que o perdão realmente significa. Deus nos orienta a perdoar, mas você sabe o que isso realmente significa? Muitas pessoas se enganam ao pensar que perdoar é o mesmo que esquecer.
Você não precisa continuar se submetendo a situações de insegurança e desconforto porque a bíblia te ensina a perdoar. Pelo contrário, o perdão pode e deve ser acompanhado de um novo entendimento sobre a relação que enfrentou problemas. Se alguém fez algo contra você e te magoou, você não precisa continuar vulnerável a este tipo de erro.
O perdão é algo que deve servir principalmente a quem perdoa. Trata-se do seu processo de libertar a si mesmo da mágoa, da dor e daquilo que te prender em algum lugar. Talvez seja possível restaurar um relacionamento após o perdão, mas talvez não. O importante é que você se torne capaz de seguir em frente e não mais se sentir preso a algo.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.
Efésios 4:32
Cristo é o maior exemplo do poder do perdão. Ele foi traído, menosprezado e subestimado, mas nunca guardou rancor ou buscou vingança. Cristo foi o maior dos homens, com apenas bondade em seu coração. Mas, mesmo ele, que foi perfeito, sabia das dificuldades que os homens enfrentariam. Nós não somos perfeitos, jamais seremos. Por isso, para termos alguma chance, é preciso que o perdão faça parte da vida.
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Salmos 32:1
O perdão atende ao coração de quem perdoa, mas também ao daquele que é perdoado. Se você é quem buscou perdão, use essa oportunidade para realmente mudar suas atitudes. Você não pode permanecer cometendo os mesmos erros e esperando resultados diferentes. O perdão liberta o coração, mas a sua atitude é o que muda as coisas.
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8
O amor é o maior dos mandamentos e é dele que parte absolutamente tudo para aquele que deseja seguir os passos de Cristo. O amor é sublime, maior que o erro e as falhas que uma pessoa pode cometer. Nenhum erro é maior do que o poder do perdão, dessa forma. O perdão é o fruto eterno do amor, porque é ele quem nos torna capazes de superar a dor.
Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.
Lucas 7:47
O perdão não vem simplesmente de graça. Para ser perdoado, é preciso realmente estar em busca de perdão e disposto a amar. Aquele que perdoa não é capaz de garantir que a outra parte se sinta perdoada. Você só vive em paz se tiver a capacidade de entender esse perdão e partir dele.
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? ”
Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.Mateus 18:21,22
Você não controla o outro, não pode impedir que ele erre. O que você pode fazer é não usar dos erros do outro contra eles. Perdoe quantas vezes for necessário, mas lembre-se que você não precisa se colocar em risco ou insegurança para isso. Apenas libere o perdão e não permaneça preso aos erros dos outros.