O estudo bíblico é uma das formas mais importantes de se manter em contato com a palavra de Deus. A bíblia não é um livro qualquer, um mero conjunto de histórias, mas a Palavra de Deus e seus ensinamentos. Como cristão que realmente quer seguir de acordo com o que Deus espera de nós, você deve estar atento a esses ensinamentos.
A bíblia nos conta a história de muitas pessoas importantes, gente que seguiu a vontade de Deus e enfrentou muitas adversidades por isso; gente que venceu e foi exemplo; gente que liderou e cumpriu profecias; gente que se surpreendeu e pediu perdão. A bíblia é repleta de histórias de homens e mulheres que mostram o quanto o caminho de Deus pode ser estreito, mas muito poderoso.
Uma das pessoas que passam pela bíblia, e que baseiam toda a nossa fé, foi Cristo. Embora todo poderoso, Cristo veio a terra como simples humano e enfrentou situações que nós também enfrentamos. Cristo enfrentou sede, fome, medo, frustração, raiva… Jesus passou por essa terra e teve todos os sentimentos que nós temos. Uma das coisas que Jesus enfrentou também, mas venceu, foram as tentações.
A bíblia nos revela que Jesus foi tentado, principalmente em seus momentos de vulnerabilidade. Ainda assim, Ele jamais abandonou aquilo no que realmente acreditava. Jesus foi humano e suportou a dor porque sabia do que estava em jogo, dos planos de Deus.
Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.
Mateus 4:4
O capítulo 4 do livro de Mateus é um grande aprendizado para todos nós. Este livro relata todo o sofrimento pelo qual Jesus precisou passar quando foi tentado pelo inimigo. Após jejuar por 40 dias e noites, Jesus foi desafiado a transformar as pedras em pão. Ele poderia, porque tinha poder para isso, mas não o fez.
Jesus sabia o que o inimigo esperava ao coloca-lo nesse tipo de posição, mas também sabia dos planos que o Pai Eterno tinha. Jesus não cedeu em nenhum momento, pelo contrário, demostrou grande sabedoria e conhecimento ao rebater todas as provocações do inimigo.
Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.
Mateus 4:7
Jesus novamente foi desafiado pelo inimigo, que o mandou saltar de um alto monte. Afinal, se Ele fosse filho de Deus, deveria ser protegido da queda. Mas com sua imensa sabedoria, Jesus mostrou o que Deus realmente quer que saibamos. Ele esta ao nosso lado e nos protege, mas em muitos momentos nossas atitudes precisam ser adequadas.
Isto é, não salte de um prédio esperando que Deus vai te salvar. Não provoque o Senhor, disse Jesus, não o desafie e coloque Sua majestade a prova. Mas Satanás ainda não se deu por satisfeito e tentou mais uma vez. O capítulo mostra que o inimigo fez promessas vazias a Jesus, para que ele o adorasse, mas Ele respondeu com firmeza.
Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.
Mateus 4:10
Jesus foi mais forte que o inimigo. Mesmo em grande vulnerabilidade, Jesus teve forças e fé para mandar que Satanas se retirasse. Em seu maior momento de fraqueza, diante do inimigo, Jesus reafirmou as promessas de Deus e sua fidelidade para com os seus.