Todo cristão sabe que a principal missão da vida na Terra é seguir os mandamentos e exemplo de Jesus Cristo. Todos vamos passar por situações em que será delicado fazer o que Deus manda, mas é importante estarmos sempre equilibrados para sermos capazes de fazer isso. Deus espera o melhor de nós porque planeja o melhor para nós.
A bíblia nos revela uma série de orientações, mandamentos e comandos para que estejamos alinhados com o que Deus espera de nós. Não é sempre fácil, mas existem muitos caminhos possíveis no mundo e é importante estar esclarecido sobre qual caminho realmente vale a pena e o que você realmente pode fazer por si mesmo.
Dentre todos os mandamentos, é possível dizer que dois deles são os mais importantes e você vai entender porque. Existem ações que puxam outras ações. Quando você consegue acertar uma coisa, essa coisa consegue fazer com que as demais sejam alcançadas em efeito de cadeia. Esse esforço precisa ser levado a sério.
Amar a Deus acima de todas as coisas
Seguir o caminho de Cristo é uma livre escolha que fazemos e, a partir da qual, surgem diversas demandas e orientações. A bíblia nos diz que o amor à Deus deve ser maior do que todas as coisas.
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
Marcos 12:30
De todos os mandamentos presentes na Bíblia, esse é o que você deve atender primeiro. Deus esta atento a nós e à tudo que fazemos, mas nós também devemos nos dedicar a Deus. Estude a palavra e realmente se dedique ao que Ele tem construído, ao que Ele reserva e ao que Ele fez por você. Amar a Deus é o primeiro mandamento para qualquer Cristão.
Ame ao teu próximo
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
Marcos 12:31
Quando você ama à Deus, então passa a ser capaz de amar também as criações dEle. Isso significa que você deve amar as pessoas ao seu redor. Mas será que é suficiente? Amar ao outro ainda é uma ideia vaga porque quem determinar o que é o amor? Essa é a pergunta que esse versículo rebate.
Deus já nos disse sobre o amor em Corintios e como ele é sublime, perfeito, puro e correto. Portanto, é algo que você deseja para si mesmo, busca para si mesmo. Sendo assim, o amor ao próximo deve ser tão puro quanto aquele que você espera para si mesmo. Um amo que acolhe e não julga, que procura entender e apoiar.
O mundo se encontra doente porque, de muitas formas, nos esquecemos do amor. Por isso, os mais importantes mandamentos são exatamente sobre amor. Ame à Deus, ame ao teu próximo e, com isso, ame também a si mesmo. A vida se torna melhor e mais doce quando nos tornamos capazes de amar como Deus nos manda.