Mensagens Religiosas

A Perseverança de Jó

Deus permite que Satanás teste Jó para experimentar essa afirmação descarada, mas ele proíbe Satanás de tirar a vida de Jó dessa maneira.

Jó era um homem rico chamado que residia em uma área chamada Uz, com sua família extensa e vastos rebanhos. Ele é “irrepreensível” e “reto”, constantemente consciente de viver de maneira justa (Jó 1: 1).

Deus se gaba de Satanás sobre a virtude de Jó, mas Satanás afirma que Jó é justo, porque Deus o favoreceu generosamente. Satanás ousa a Deus que, se for dada a aprovação para infligir sofrimento, Jó mudará e amaldiçoará a Deus.

Deus permite que Satanás teste Jó para experimentar essa afirmação descarada, mas ele proíbe Satanás de tirar a vida de Jó dessa maneira.

PUBLICIDADE

Jó passa por períodos de provação e perde tudo, até o dia em que ele amaldiçoa o dia em que nasceu, relacionando a vida e a morte à luz e às trevas. Ele espera que seu nascimento tenha sido obscurecido nas trevas e deseja nunca ter nascido, acreditando que a vida só aumenta seu sofrimento.

Muitas vezes passamos por provações e dificuldades que nos fazem questionar o amor e cuidado de Deus por nos. Mas sera que o que tem acontecido com você não é um reflexo das suas escolhas? No caso de Jó Deus permitiu o sofrimento como um teste, sera que você não esta passando por um teste.

Normalmente quando tudo esta bem em nossas vidas nem lembramos de Deus, mas quando a dificuldade chega Ele é o primeiro que clamamos por ajuda. Pense nisso.

PUBLICIDADE

Jó questionou por que Deus julga as pessoas por suas ações se Ele pode facilmente mudar ou perdoar seu comportamento. É confuso para Jó como um humano pode realmente satisfazer a justiça de Deus, pois seus caminhos são misteriosos e excedem a compreensão humana.

Além disso, os humanos não podem convencer Deus com suas palavras. Deus não pode ser enganado, e Jó confessa que ele nem se conhece o suficiente para defender adequadamente seu caso contra Deus. Jó deseja alguém que possa mediar entre si e Deus.

PUBLICIDADE

Jó acredita que existe uma “testemunha” ou um “Redentor” no céu que testificará sua integridade (Jó 16:19, Jó 19:25). O sofrimento foi demais para Jó, e ele fica amargo, ansioso e assustado. Ele lamenta a injustiça de que Deus permita que pessoas más prosperem enquanto ele e muitas outras pessoas honestas sofrem.  

Jó quer enfrentar Deus e protestar, mas não pode encontrar Deus fisicamente. Ele assume que a sabedoria está oculta aos humanos, mas decide perseverar na busca pela sabedoria, temendo a Deus e evitando o mal.

Deus eventualmente intervém, ordenando que Jó seja corajoso e explica várias características detalhadas de sua criação. Superado pela aparência de Deus, Jó reconhece o poder infinito de Deus e aceita as restrições de seu entendimento humano.

Deus então restaura a saúde de Jó, concedendo-lhe duas vezes mais propriedades do que antes, novos filhos e uma vida notavelmente longa. No final, Jó nunca desistiu completamente da esperança ou fé em Deus, como inspiração para todos que sofremos nesse mundo.

PUBLICIDADE

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO