O Salmo 23 é um salmo reconfortante, razão pela qual muitos cristãos o apreciam. Vamos dar uma olhada mais de perto nesse salmo, que foi foi um sustento para a alma de Davi.
O primeiro versículo diz: “O Senhor é meu pastor, e nada me faltara”. Jesus se identifica como o bom pastor em João 10. Em seu papel, ele é único como o bom pastor. Ele é o único que pode nos levar a Deus. Ele dá a vida por suas ovelhas; ele derrota seus inimigos; ele dá sua palavra da verdade; e os leva pelo caminho correto.
Em “nada me faltara”, um dia o povo de Deus será completamente abençoado pelo conhecimento e comunhão do Senhor, mas em sua jornada não lhes faltará o necessário. O próprio Cristo será seu provedor, protetor e médico. Sua promessa é que ele nos defenderá através de dificuldades. Sua graça será suficiente para nós.
O versículo 2 tem as expressões tranquilas: “Ele me faz deitar em pastos verdes, ele me leva ao lado de águas tranquilas, ele restaura minha alma.” Este é o Salvador da sua alma, dando a você gostos do dom celestial, que é a vida com Deus.
O pasto “verde” nos lembra o dom de Deus na criação, dando a cada planta “verde” como alimento. Também nos adverte que o mundo em que vivemos não é o mundo como Deus o fez. A visão do verde é Cristo levando as pessoas de volta a um relacionamento perfeito com Deus e a um ambiente perfeito para viver.
As águas tranquilas representam uma ausência do conflito e da inquietação que conhecemos muito bem neste mundo. O Espírito Santo nos dá um predizer de felicidade futura que restaura nossa alma.
O versículo 4 nos dá o familiar: “Embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei o mal, pois você está comigo.” Observe como essa promessa de o Senhor estar com ele no vale segue sua caminhada com o Senhor nos caminhos da retidão.
A promessa não é apenas para enfrentar a morte. A caminhada pelos vales escuros faz parte do caminho de retidão que o cristão foi colocado. Não sabemos o que há na próxima curva em nossas vidas. O amanhã pode trazer algo inesperado e preocupante. Porém, o cristão nunca esta sozinho.
O Bom Pastor, que deu a vida, caminha junto com seu povo. Sempre.