Cada pessoa reage a certas situações de uma maneira. Uma das belezas das pessoas é justamente a maneira como cada uma é diferente da outra. No entanto, isso acaba criando problemas da mesma maneira que é algo positivo. Quando você interage com alguém diferente de você, as chances de enfrentar atritos é muito maior. Se todas as pessoas são diferentes umas das outras… É fácil entende onde esse assunto termina, certo?
Lidar com diferenças não é fácil, mas também não é impossível. Se você conversar sobre o assunto com as pessoas que ama, certamente vai ter algumas opiniões e conselhos. Muitos desses conselhos podem ser muito bons, enquanto outros talvez não sejam tão bons. Mas em quem você pode confiar de fato para encontrar respostas?
É claro que muitas pessoas ao seu redor podem ter bons conselhos e partirem de reflexões realmente verdadeiras e profundas. No entanto, como já vimos aqui, a Bíblia é rica em orientações vindas diretamente de Deus. Ele nos deixou diversas orientações para lidar com a maioria das situações que teremos que enfrentar.
Aqui estão mais recomendações bíblicas de como você deve lidar com situações de atrito, de acordo com o que Deus espera de nós.
O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. (Provérbios 11:12)
Entender as pessoas diferentes de você pode ser uma tarefa difícil. As vezes, as relações já começam com atritos; outras vezes, tudo parecia amistoso até a primeira briga. O que a bíblia diz é que os ataques não devem partir daquele que deseja agradar a Deus. Trate o próximo com respeito, ainda que você estejam se desentendendo. O respeito é o princípio de toda relação humana e não pode ser deixado de lado.
O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.
(Provérbios 15:18)
Você provavelmente já viveu essa situação antes e deve saber que quanto maior o desentendimento, maior o estresse envolvido. Quanto maior o estresse, maior a impulsividade e o descontrole. Por isso, Deus recomenda calma e paciência. Tome um ar, de uma volta e retome a paciência. Vocês podem nunca concordar, mas podem encontrar um ponto pacífico com o qual trabalhar.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
(Colossenses 3:13)
Nem todo conflito é irreversível, nem toda briga é incontornável. Lidar com essas situações de forma respeitosa, paciente e sábia é a única forma de não enterrar de vez a possibilidade de uma relação amistosa. Em muitos momentos, você vai precisar tomar decisões para se autopreservar. Ainda assim, perdoe as ofensas que te foram direcionadas e se perdoe pelos erros cometidos.
Para seguir em frente, você precisa estar livre da carga que tem insistido em carregar. Em situações de atrito, faça o melhor que puder para manter as coisas dentro daquilo que Deus orienta. A sabedoria vem através das suas experiências, das situações que você enfrenta e precisa de coragem para superar. Entenda o que Deus te orienta e siga a partir disso para algo simplesmente grandioso.