O ser humano é um ser social e que precisa estar em comunidade para acessar a toda sua plenitude emocional, motora e etc. No entanto, estar em comunidade também significa que você estará constantemente diante de desafios. Um dos maiores desafios quando se esta em grupo é saber lidar com os desentendimentos, as disputas e os conflitos, de maneira geral.
Você não é uma pessoa ruim apenas porque teve um desentendimento, muito pelo contrário. Desentendimentos são normais e até mesmo esperados em ambientes com mais de uma pessoa. O que realmente importa é a maneira com a qual você lida com essas situações. Existe a maneira certa e a maneira inadequada, então como saber a diferença?
Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.
(Provérbios 18:13)
A bíblia traz orientações para lidar com esse tipo de assunto. Você pode estar diante de uma situação de conflito e isso pode te fazer ter impulsos. Você pode querer resolver as coisas rápido demais, mas isso acaba te levando a cometer erros. O primeiro erro é sempre o de tentar falar demais antes de ouvir. Você pode achar que sabe o que esta acontecendo, mas precisa ouvir o outro, para realmente ter alguma chance de resolver as coisas.
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
(Provérbios 15:1)
Outro erro muito comum é deixar que as emoções falem mais alto do que a sensatez. Muitas vezes, diante de uma situação conflituosa, o melhor é até mesmo esperar antes de tratar dos problemas. Talvez você precise de um tempo para esfriar a cabeça e ter uma visão mais ampla e clara de tudo que aconteceu. Talvez você precise se acalmar antes de abordar o assunto e ter essa discussão tão importante. Não fale em meio as emoções, procure calma antes de lidar com um conflito.
O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto. (Provérbios 12:16)
Você já percebeu que em discussões a outra pessoa as vezes esta apenas interessado em te tirar do sério? As vezes, dar ao outro o gostinho de te ver estressado é quase como dar um troféu. Mas não se trata apenas disso. Muitas vezes, as pessoas falam algo apenas porque estão com raiva e isso não retrata verdadeiramente o que pensam. O problema é que, ao ouvir um insulto, nosso primeiro instinto é rebater e devolver a ofensa. A verdadeira sabedoria, no entanto, é saber ignorar um insulto e ser capaz de dialogar.
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
(Romanos 12:17)
Deus também orienta que a vingança não é caminho para nada. A solução de conflitos não deve passar pelo retorno do mal. Se não existem alternativas para solucionar as coisas de forma pacífica, então procure os meios certos. Você pode encontrar Justiça e paz de espírito mesmo sem devolver o mal que lhe foi feito. É isso que Deus espera de você e te orienta a fazer.