A palavra de Deus é clara sobre as virtudes do espírito e o que é a verdadeira prosperidade, mas também não condena as posses de forma generalizada. Para Deus, você pode ter dinheiro desde que isso não ocupe o lugar que deveria ser reservado à Ele. Ou seja, você pode ter ambições financeiras e o desejo de uma vida mais confortável, desde que saiba o que isso realmente significa e representa.
O erro não é querer ter dinheiro, mas deixar que o dinheiro ocupe um lugar em sua vida que não deveria ser dele. Por isso, a bíblia fala sobre finanças e dinheiro em muitas passagens. Deus sabia que precisaríamos de orientações nesse aspecto, porque seria fácil se perder em meio a tantas coisas.
Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
Lucas 12:15
Diversas passagens bíblicas nos advertem sobre essas situações e mostram que dinheiro não pode ser seu maior objetivo na vida. Dinheiro não é tudo, não pode ser. Você precisa ter objetivos que realmente signifiquem algo, que realmente tenham um valor espiritual e emocional em sua vida.
O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
Provérbios 13:11
Deus revela que o dinheiro adquirido por meios desonestos pode ser até muito, mas vai diminuir. Já o dinheiro adquirido de forma honesta, ainda que aos poucos, tende apenas a se multiplicar. Você pode caminhar devagar, adquirindo suas conquistas aos poucos, atingindo seus objetivos no tempo que for possível. Não deixe que a ansiedade domine seu coração.
Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
Salmos 62:10
Não abra mão da sua honestidade, não se deixe corromper. Você esta vivendo momentos muito desafiadores, mas precisa se manter fiel ao que é ético, honesto e justo. Quando você começa a desviar desses valores, nesse momento é que as coisas começam a dar errado em sua vida de forma pessoal.
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Lucas 14:28
Quando o assunto é dinheiro e gastos, não se precipite. Cada coisa tem sua hora, seu lugar, e você precisa agir de forma adequada ao que esta vivendo. Não atropele as fases, não gaste além da conta. Você precisa fazer orçamentos antes de comprar, precisa analisar as ofertas. Não se deixe levar pela impulsividade.
O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.
Provérbios 14:15
Não seja tolo, não acredite em qualquer coisa que te disserem. Você precisa de sabedoria para lidar com as coisas que estão acontecendo agora. Sua vida precisa de sabedoria para que os rumos de sua caminhada façam sentido. Financeiramente, você não pode ser inocente e acreditar em qualquer coisa vinda de qualquer um.
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
Não pegue empréstimos sem antes analisar bastante a situação. Quando você toma algo emprestado, você precisa saber que tem o compromisso e deve quitar essa divida. Sendo assim, é importante fazer isso apenas se realmente for sua decisão consciente e cuidadosa.
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.
Provérbios 11:24
Não deixe de investir nas pessoas em quem você confia. Deus valoriza a generosidade e você não deve abrir mão dela. É claro, tome cuidado para não comprometer algo que te será necessário, mas não tenha medo de demostrar seu carinho e cuidado também de forma financeira.