Um dos mais difíceis mandamentos de Cristo, em alguns momentos, é o mandamento de que amemos os outros como a nós mesmos. Nem todo mundo se da conta do quão difícil esse mandamento realmente é, o quão profundo ele é. Ainda assim, um estudo sobre essas palavras nos mostra o quão profundo Deus queria nos tocar.
É fácil amar um irmão, uma mãe ou pai. É fácil amar seu amigo de infância, seu vizinho. É fácil amar a todo mundo que se coloca ao seu redor, certo? Mas e quando seu amigo te trai, seu vizinho se aproveita, seus pais não te entendem… É fácil amar quem te causa tanta dor e mágoa?
É difícil pensar em cumprir esse mandamento quando, do outro lado, esta uma pessoa que você mal conhece ou que você não esperava. Quando seu coração se enche de mágoa, o que resta fazer? Reflita sobre esses versículos que nos fazem pensar sobre isso.
Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”.
João 15:17
Na bíblia, temos a certeza do que era o amor do qual Jesus tanto falava. Não significa que você esta apaixonado pela pessoa, mas sim que você a enxerga e reconhece. Amar, segundo a bíblia, significa cuidar, respeitar, validar. Nem sempre é fácil amar, mas é aquilo que Deus quer de nós.
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7
Deus nos deixou com muitos mandamentos e exortações. Pode parecer impossível seguir todas elas, então resta apenas a missão de dar o primeiro passo. Para isso, tenha em mente que o maior mandamento deixado por Cristo é o amor. Amar é algo que Deus quer e espera de nós.
Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:20
Se você é verdadeiramente cristão, então será capaz de amar o próximo. Aquele que não ama ao próximo, não é capaz de tomar decisões e nem de amar a Deus, assim diz o Senhor. Entender o que esse amor significa é o primeiro passo.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Gálatas 5:14
Como dito antes, a Bíblia traz várias exortações e orientações. Tentar navegar por elas sozinho pode não ser fácil. Em Galátas 5, o Senhor nos mostra que começar amando ao próximo é o primeiro passo. Quando você ama ao próximo, você agrada o coração de Deus.
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
João 13:35
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8
Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.1 João 3:17,18
O amor é paciente, mas também potente. Quando você ama alguém, se torna capaz de fazer sacrifícios para ve-la feliz. Quando você ama, não deixe que o sentimento se encerre em seu peito. Da sua forma, com aquilo que você tem, faça as obras que Deus tem te incomodado a fazer.
Fale de amor com as pessoas ao seu redor e as deixe saber o quanto você tem se esforçado. Não tenha medo das reações, não tenha medo de nada porque Deus é contigo. Confie no que Ele tem dito e feito. A sua fé te trouxe até aqui e agora é hora de amar, exatamente como Deus nos mostrou.