A vida em sociedade nos leva a precisar de dinheiro e manter uma relação saudável com essa ferramenta. Por mais desconectado com a vaidade que o indivíduo seja, será necessário trabalhar e alcançar uma situação financeira suficientemente necessária para sobreviver. No entanto, a relação que você tem com o dinheiro diz muito sobre o seu coração.
Deus nos demostrou, em várias passagens, que a posse do dinheiro pura e simplesmente não é um problema. Existem muitas pessoas ambiciosas capazes de ter a Deus em seus corações. No entanto, quando o dinheiro passa a ser a parte mais importante da sua vida… aí, ele passa a se tornar um problema.
Você não deve se sentir mal por querer uma condição financeira mais confortável, mas não pode deixar que isso se torne a sua motivação de vida. Não deixe que o dinheiro defina quem você é, porque assim diz o senhor.
E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.Deuteronômio 8:17,18
Deus nos mostra que, embora você precise trabalhar duro, toda graça é alcançada a partir da misericórdia dEle! Sem Deus, não somos capazes de fazer nada grandioso, ou que realmente se destaque. Não tente ter para si mesmo a Glória que é de Deus!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24
Como ja trouxemos na reflexão acima, não há problema em desejar uma situação financeira confortável. Não há nada de errado em querer ter dinheiro, resumindo, mas o problema é quando o dinheiro passa a se tornar a sua grande motivação. Deus nos exorta para que não transformemos o dinheiro em nosso Senhor.
Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Eclesiastes 5:10
Nesta passagem, Deus nos orienta sobre o cuidado em relação a vaidade. Querer uma situação melhor, querer ter posses e tudo mais, não é um problema enquanto seu coração se mantém puro. No entanto, quando o dinheiro se torna a sua grande paixão e obsessão, neste momento Deus não será mais a sua prioridade.
Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.
Provérbios 15:16
Nesta passagem, Deus volta a destacar o quanto é importante ter prioridades e disciplina na vida. Ainda que você esteja em uma situação delicada financeiramente, mas Deus ainda estiver em seu coração, então estará tudo bem. A partir do momento que Deus não for mais importante para você, mas o dinheiro sim, aí será um problema.
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
1 Timóteo 6:17
Muito cuidado para que as suas posses momentâneas não te tornem arrogante. Você não pode deixar que a riqueza se torne tão importante porque ela pode acabar num segundo. Cultive boas relações, tenha pessoas ao seu redor e procure ser saudável. Não substitua a Deus pelo dinheiro porque você vai se frustrar.
Deus não falha, mas o dinheiro sim. O dinheiro pode fazer com que a vida pareça mais fácil, mas você ainda vai precisar estar firme na Palavra de Deus. Não deixe que o dinheiro te confunda.