Seguir a todos os preceitos bíblicos é um alvo de todo cristão, mas nem sempre é possível. Por mais contraditório que seja essa afirmação, a verdade é que somos todos humanos e, portanto, falhos. Encontrar forças para fazer o que Jesus faria nem sempre é fácil.
Um desses preceitos, que a Palavra de Deus nos mostra com clareza, é o dom do perdão. Em diversas passagens, Deus orientou a perdoar e buscar perdão.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32
Nossa condição de ser humano, falho e pecador, nos coloca em desvantagem para cumprir esses preceitos. No entanto, é importante sempre buscar ser melhor, buscar fazer aquilo que Deus espera de nós. Perdoar nem sempre é fácil, mas é algo que alegra ao coração de Deus e também nos liberta do peso da mágoa.
Confira 4 conselhos para conseguir perdoar a quem te fez mal.
1. Procure compreender
Geralmente a mágoa parte do erro do outro. É muito difícil entender o porque de alguém ter agido com má intenção, ou com negligência. No entanto, é um exercício que ajuda a alcançar o perdão. Não se trata de concordar ou apagar o erro, mas entender de onde partiu aquela atitude.
“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.
Lucas 6:37
2. Amar o próximo
Se compreender as motivações de alguém que errou com você é difícil, imagine tentar amar essa pessoa. Mas entenda, o amor é um sentimento que você tem em seu interior. Não significa que você vai se tornar melhor amigo desta pessoa novamente; mas sim que você é capaz de não desejar-lhe o mal que ele te fez.
É um esforço difícil e que, muitas vezes, temos dificuldade de alcançar. Ainda assim, é o que Deus espera de nós. Ao longo de toda a Palavra, Deus nos orientou sobre o que devemos ter por quem esta ao nosso redor e isto é amor.
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
Colossenses 3:14
3. Procure ter generosidade em seu coração
Em muitas relações, quando nos ferimos, é preciso estabelecer uma distância. O perdão é um processo que cada um enfrenta e, nem sempre, significa que você estará aberto a reconstruir a relação. Em muitos momentos, isso nem sequer é possível, a depender do tamanho do dano.
Ainda assim, a generosidade é uma característica que ajuda nesse processo. Ser generoso é saber enxergar o outro até mesmo antes de si. Perdoar significa não mais estar preso a algo, é libertador para quem perdoa e para quem é perdoar. Libertar o outro exige generosidade.
O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,
alívio receberá.
Provérbios 11:25
4. Seja humilde
É fácil olhar para o erro do outro e dizer que jamais teria feito aquilo ou algo parecido. Mas se olhe no espelho e reflita, você é perfeito? Você não precisa esquecer o que aconteceu, mas a humildade te ajuda a enxergar que todos somos falhos e, por isso, todos estamos sujeitos a errar.
Bem-aventurados os humildes,
pois eles receberão a terra por herança.
Mateus 5:5
Essa parte é difícil porque exige que você esteja disposto a, de certa forma, se “nivelar” a quem te magoou. No entanto, é exatamente sobre isso. Todos somos iguais, embora alguns cometam erros mais graves do que outros. A humildade de coração nos permite enxergar que não é algo do que estamos imunes.
O perdão é um mandamento de Cristo, embora muito difícil em alguns momentos. Para quem deseja se inspirar nas ações dEle, este é um passo muito importante.