Ser cristão não é fácil e nem nunca foi, mas é assim que as coisas devem ser. O mundo é feito de tentações e promessas de facilidade, mas é preciso saber o que é a verdade. Deus nos deixou toda orientação que é necessária e, para saber aproveita-la, é preciso saber interpreta-la.
Muitas vezes, abrir a bíblia sozinho pode ser um pouco assustador porque são muitos livros, muitos capítulos, muitos textos… É difícil caminhar sozinho em meio a tantas lições, mas você não precisa. Você pode pesquisar e hoje o que trazemos aqui é uma reflexão sobre como devemos enxergar a vida.
A luz da Bíblia, o que Deus nos diz sobre a vida e como devemos enxerga-la?
1. Talvez pareça loucura
Quando todo mundo vai para a direita e você é o único indo para a esquerda, pode parecer loucura. Quando todos dizem sim, mas você diz não, pode parecer loucura. Contrariar algo que todos esperam para fazer algo no que você confia e tem esperança, pode parecer loucura.
Caminhar com Cristo te coloca na contramão de tudo que há no mundo porque você precisa viver os preceitos deixados por ele. Não se trata de se sentir melhor que os outros, mas saber que a sua vida é consagrada à Deus e que, por isso, as suas ações precisam ser pensadas.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
1 Coríntios 1:25
Se fortaleça na Palavra de Deus para que nenhuma das dúvidas, questionamentos e provocações do mundo te façam duvidar. Você precisa ser fiel ao que acredita e ter força de espírito para muitas situações.
2. Não tenha medo de admitir vulnerabilidades
As pessoas estão acostumadas a tratar vulnerabilidades como sinais de fraqueza. O mundo tem a tendência de ser visto como um lugar para o “fortes”, mas o que isso significa? Muitas pessoas passam por cima de si mesmas para serem capazes de manter as aparências.
A fraqueza é humana e, ainda assim, estamos sempre ansiosos para disfarça-la. Deus nos mostra que as coisas não devem ser assim. Você deve sempre buscar ser melhor, mais corajoso e disposto. Ainda assim, no entanto, não deve se esquecer de sua condição humana e do quanto isso te expõe a vulnerabilidades.
Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
2 Coríntios 11:30
Se você fosse perfeito, por que precisaria de Deus? Ele esta conosco justamente porque somos falhos e temos medos, temos inseguranças e momentos de fraqueza. Não tenha vergonha disso!
3. A vingança não leva a nada
No mundo, as pessoas tem a tendência de ver o mal como algo que deve ser “devolvido”. Essa, no entanto, é uma visão que vai duramente contra tudo que Deus nos ensina. Não se combate o mal com o mal, não se revida a dor com dor. Pelo contrário, Deus nos diz para dar a outra face quando formos agredidos.
Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.Romanos 12:20,21
Deus não esta interessado na sua capacidade de guardar mágoa ou se vingar. Pelo contrário, Ele esta interessado no que você possui de bom em seu coração, naquilo que você é capaz de fazer de bem ao próximo. Não se deixe confundir, não se perca em seu coração. Deus se orgulha daquele é capaz de fazer o bem e não conspirar para o mal, mesmo quando tudo ao seu redor parece induzir ao contrário.